Como falamos anteriormente, as indústrias são ambientes que possuem condições favoráveis para que o fogo tenha início. Apesar disso, na grande maioria dos casos, o fogo tem início por falha humana, seja por falta de treinamento ou de informação, falta de cuidado ou até mesmo por uma ação criminosa. O ambiente industrial é considerado de risco alto para incêndios, tanto para início quanto para propagação.
Este exercício deve ser o mais próximo possível de uma situação real, preferencialmente sem aviso prévio. O simulado deve ser coordenado pela equipe de brigadista e profissionais de segurança do trabalho. Em caso de incêndio, o ideal é acionar o sistema de alarme, além de chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros. Os responsáveis pela Brigada de Incêndio são capazes de realizar as primeiras ações e delegar o que cada um deve fazer.
Impugnação De Assembleia De Condomínio: Como Evitar?
Para adquirir equipamentos para prevenção de incêndios de alta qualidade, a solução é Skyfire. É importante orientar os colaboradores quanto aos riscos com a rede elétrica e uso correto de equipamentos, fumar em locais de alta periculosidade e até mesmo descarte das cinzas. Para a implantação dos dispositivos de prevenção e combate a incêndios, é muito importante observar a qualidade dos equipamentos. É importante trabalhar com empresas que sejam qualificadas e trabalhem de acordo com as normas necessárias. Elas também precisam garantir o mapeamento completo da cobertura do sistema que será instalado e os pontos críticos.
O investimento em equipamentos de qualidade para combate a incêndios é primordial para a segurança dos ocupantes. A5S Laudos e Engenharia de fumaça, calor, temperaturas e chamas, central de alarme e detecção, alertas sonoros, entre outros. A5S Laudos e Engenharia também necessitam de manutenção preventiva para funcionarem adequadamente, principalmente em uma situação de emergência.
Equipamentos
Para risco médio e baixo, é recomendado fazer simulados parciais a cada 6 meses, no máximo, e os completos a cada 12 meses. Nesse caso, há uma relação direta com a frequência com a qual uma situação pode ocorrer e com os meios disponíveis para evitar que isso aconteça. Também é o caso de edifício antigos e que foram adaptados, porque há menos mobilidade nesse caso e pode haver outros problemas, como instalações elétricas deficitárias.
O que diz a NBR 13434?
Visa a proibir e coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ou ao seu agravamento. Visa a alertar para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio, explosão, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos.